segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Fable: The Lost Chapters - PC, Xbox - 2005




Épico! Esta é a palavra que descreve este game. Fable se tornou um dos meus games favoritos, e eu vou detalhar o porque.
Fable se passa no reino de Albion, no que parece no tempo da idade média. Você controla um garoto que vive na vila de Oakvale. Seu personagem não possui nome ou voz e isso ocorre para que você tenha a impressão que seu personagem seja totalmente moldado por você. Você começa o game no dia do aniversário de sua irmã Theresa, e seu pai manda você fazer algumas boas ações para conseguir dinheiro para comprar o presente dela. Logo em seguida, a vila é invadida por ladrões e incendiada. O garoto é o único sobrevivente.
Logo em seguida, um herói chamado Maze encontra o garoto e o recruta para ser um herói. Ele então o leva para a Guild dos Heróis, onde o garoto treina até os 18 anos, e então pode começar sua vida como um herói. Ele sofre bastante pela perda da família, mas ele encontra na guild e em sua nova amiga Whisper uma nova família. Daí então o jogo realmente começa. O começo do game é bastante chato, eu não dava muita fé para o game no começo, mas depois ele melhora e muito. A história do game conta com muitas reviravoltas e um vilão muito poderoso, porém, paro por aqui sobre a parte da história, porque é nela que está a graça do jogo.
Fable é um RPG de ação, que conta com 3 tipos básicos de armas: Armas corpo a corpo (espadas, machados, martelos, foices e etc.), armas a distância (arcos e bestas) e magias. Você não precisa necessariamente usar apenas um dos 3 tipos de armas, pode usar as 3 normalmente (eu até aconselho que seja feito isso, pois um tipo só de armas é chato e repetitivo). Algumas armas possuem slots, em que é possível colocar pedras para aumentar atributos, como força e magia, ou adicionar um elemento, como fogo ou gelo.
O game conta com uma trilha sonora muito boa, que remete a idade média. Graficamente falando, é um game tão lindo que nem parece ter sido lançado em 2005, pois as paisagens, sombras e expressões faciais são muito boas (expressão facial do seu personagem, porque do resto dos personagens é okay, nada de mais.). A jogabilidade do game é boa, pode ser estranha de se jogar em um controle, mas para quem joga no computador é bem simples e fácil, sendo necessário apenas trocar 1 ou 2 comandos de lugar. (No meu caso, o comando de defesa).
O game também conta com um alinhamento, em que você pode escolher entre o lado do bem ou o lado do mal. O seu alinhamento altera a aparência do seu personagem, deixando ele com chifres caso demoníaco ou com uma auréola caso angelical, e altera também no tratamento recebido pelas pessoas do vilarejo. Se você for uma boa pessoa, elas o aplaudirão e o chamarão de grande herói. Caso demoníaco, elas irão correr e gritar como se você fosse o demônio em pessoa. A história do game conta com várias escolhas entre bem ou mal, e são elas que afetam seu alinhamento, além de seu comportamento.
O game conta com uma variedade imensa de armas e armaduras, o que eu achei bastante desnecessário, pois você pode facilmente trocar por uma melhor no intervalo de uma missão. Mas essa variedade ficou legal, apesar que eu gostaria que fosse um pouco menor.
No game também é possível comprar casas, tanto para alugar quanto para viver nelas. (Aliás, alugar casas é um ótimo negócio, sendo que é uma boa fonte de ouro.). É possível casar no game, e as esposas vivem nas casas que você comprou.
Você pode customizar seu personagem no game, escolhendo cortes de cabelo e barba, e também influenciando no corpo. Se você comer demais, ele fica gordo e se não comer muito e correr bastante ele fica magro. Seu personagem também envelhece no game. Ele envelhece a medida que você aprende magias e habilidades novas. Existe um meio de você rejuvenescer, caso não goste da aparência de velho. No game, existe Deus e o diabo, que são o deus Avo e o demônio Skorm. Cada um possuí um templo, e caso você faça o que os sacerdotes dos templos pedem, você rejuvenesce, além de que pode ganhar itens. (No caso do templo de Skorm, você ganha o melhor arco do jogo).
Além da história principal, o game conta com missões secundárias, missões terciárias e as demon doors, que são portas que requerem algum tipo de desafio para que você consiga abri-las para conseguir itens raros. Falando em itens raros, eles também podem ser conseguidos através de baús espalhados por toda a Albion, alguns sendo os silver chests, que precisam de uma quantidade certa de silver keys para serem abertos. Estas silver keys são encontradas espalhadas por Albion também, seja em becos, embaixo d'água ou enterradas.
Bom, só falei bem do jogo, mas agora vem o único ponto negativo do jogo: Ele é muito curto! Para um jogo de RPG, na minha opinião, seriam necessárias no mínimo 60 horas de gameplay. Fable chega no máximo a 25 horas de gameplay, isso se você fizer todas as missões secundárias, achar todas as armas lendárias e ainda ficar zanzando, comprando casas e se casando. Porém, por ser curto, você fica incentivado a jogar mais vezes, para terminar o game focando em outras armas e magias e também em fazer o alinhamento contrário ao qual você terminou o game.
Fable: The Lost Chapters é na verdade uma reedição do primeiro Fable. Esta versão conta com mais armas, armaduras e com uma continuação após o final do game. Nem é preciso dizer qual versão é melhor.
Fable é excelente e obrigatório a amantes de RPG.


Nenhum comentário:

Postar um comentário